Cotas para deficientes nas empresas, ruim com ela, pior sem? ou não?
Já vou adiantando, não sei se vou responder todas essas perguntas, pois não sei se eu sei, outra, grande parte dos posts do blog são muito mais para a gente refletir, pensar junto e tentar colocar aos poucos em pratica!!! Voltando, na época que não tinha cotas para deficientes nas empresas, eu era criança, adolescente, não pensava em trabalhar, não sei como era, não tive esta vivência.No entanto sei, tenho certeza que empregava-se muito menos pessoas com deficiência, do que hoje. Meu pai trabalhava em uma multinacional e como ele sempre foi louco por mim, pensando no meu futuro, ele começou a contratar pessoas com deficiência, não por causa da lei de cotas, mas sim porque ele queria mudar a cultura, para quando eu chegasse lá na frente, fosse mais fácil... o pessoal da empresa achou a ideia dele maluca, porém compraram a ideia e lá tinha pessoas com deficiência trabalhando de fato, cada um no seu cargo...
Passaram se anos, meu pai saiu da empresa, eu por outros motivos fui chamado lá, pela pessoa responsável pela área de diversidade, para fazer um trabalho concreto de inclusão!!! Felicidade era pouco, eu era um oceano de felicidade, tudo perfeito, parecia que anos depois, eu iria dar continuidade no que meu pai fez um dia pensando em mim, mas infelizmente não deu certo, a empresa foi vendida e pelo jeito quem comprou não tem a cultura da inclusão!!!
Você percebe que a inclusão é uma questão cultural, se alguém se manifesta dentro da empresa, mostra o porquê ela é importante para todos, que as pessoas com deficiência também são capazes como qualquer outra pessoa. Se tivéssemos uma pessoa assim, em cada empresa, em cada esquina, não íamos precisar ter cotas para deficientes nas empresas, com certeza seria perfeito!!!!
Mas já que não temos, eu acredito sim que precisamos da lei de cotas para deficientes nas empresas, a ideia dela é muito boa e ela é fundamental para a inclusão social. O erro não é ela, mas a sociedade, as empresas que tiveram a capacidade de adaptar a lei conforme os seus interesses, elas não querem empregar de fato as pessoas com deficiência, não querem nem experimentar, tentar!!!
O preconceito, a ignorância, não permite....
É necessário talvez reformular a lei de cotas, fazer com que as empresas empreguem o profissional com deficiência e não uma pessoa com deficiência para ficar lá atoa fazendo de conta!!!!
Como você pensa em relação a esse assunto?
Essa postagem é exclusiva, não cometa crime de plágio!!! Cite a fonte e o link do blog pelo qual fez uso do artigo.
0 Comentários