Empreendedorismo inclusivo: O que é isso? - Território Deficiente
Inscreva-se grátis para receber nossas novidades e atualizações!

Empreendedorismo inclusivo: O que é isso?

Esse artigo pode chegar a mais de 50 milhões de deficientes!!! Pratique a Inclusão, Compartilhe esse Post.
Compartilhe
Empreendedorismo inclusivo: O que é isso?


Eu quero começar esse conversa lhe fazendo uma pergunta importante. Você sabe onde se encontra nesse momento? Quero dizer. Você sabe o porquê está visitando o Blog Território Deficiente? Você sabia que o Território Deficiente é um dos poucos blogs da internet voltado para o dia a dia dos deficientes na sociedade e que trata também de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, a partir de casa?

Empreendedorismo inclusivo: O que é isso?

Aí você deve estar pensando assim: “Mais uma pessoa pra vir com aqueles conceitos chatos e cansativos, que não saem da teoria e levam poucas pessoas há algum lugar.”

Olha só!

Continue lendo este artigo e você perceberá que o objetivo desse blog é te levar a ter uma renda da maneira mais prática possível.

Mas antes é preciso saber: 

1° O que é Empreendedorismo Inclusivo;
2° Como o Empreendedorismo Inclusivo pode mudar a sua vida;

Mas, Então, o que é esse tal de Empreendedorismo Inclusivo?

Mas, Então, o que é esse tal de Empreendedorismo Inclusivo?


Uma coisa eu preciso deixar muito claro aqui. Para começar, não é possível viver sem conceitos e teorias. Nós brasileiros somos acostumados a pular essa parte. Mas, é preciso entender que o mundo foi construído por meio de teorias, que possibilitaram a criação de conceitos e que permitiram as ações.

Então, conceitos e teorias estarão presentes, porém dentro de uma expectativa dinâmica de aprendizado que nos levem ao desenvolvimento. 

Coisas que todos nós buscamos.

Por isso, peço que tenha paciência em alguns momentos e não deixe de ter foco e ainda nos ajude a construir o Blog território Deficiente, junto com a nossa equipe. De que maneira? Compartilhando nossas idéias e contribuindo com seus comentários.

Mas, voltando!

Dito tudo isso, eu poderia discorrer sobre o conceito de Empreendedorismo enchendo uma página inteira sobre o tema, porque afinal de contas conceitos sobre isso é que não faltam. E é justamente porque a internet esta cheia desse assunto que não farei isso. Nós não queremos ser mais um a ficar falando mais do mesmo. Certo?

Por isso, sobre o empreendedorismo só te falarei que:

Primeiro, Empreendedor não é somente aquela pessoa que tem um CNPJ em seu nome. Entendido? Agora, sobre a segunda coisa que tenho para lhe dizer, vou emprestar uma frase do Prof. Fernando Dolabela.

Empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seus sonhos em realidade.

Partindo deste conceito, vamos evitar o termo Empreendedorismo, para tirar aquela carga pesada dos ombros e aquele senso de responsabilidade tradicional e rígida. Queremos desconstruir a ideia que você tem desse termo para que o objetivo seja plenamente alcançado.

E qual é o objetivo a final?

O Blog Território Deficiente tem o objetivo de falar de Trabalho, Renda Extra, Dinheiro a partir de Casa e coisas relacionadas a isso. Ponto! Não estamos aqui para te ensinar a abrir uma empresa.
Estamos aqui para te dizer que é possível fazer parte do Mercado de Trabalho e Consumo sem estar preso a um emprego formal.

A equipe do Blog Território Deficiente é formada na sua base por Pessoas com Deficiência. Sendo assim, conseguimos falar a você de maneira mais direcionada, porque entendemos e vivenciamos as mesmas dificuldades, frustrações e lutas.

Como você, buscamos, a todo o tempo, superar desafios e chegar ao sucesso. Meus amigos, somos iguais. E é isso que precisa ficar mais que entendido.

Posso te dizer uma coisa? O emprego não é a sua única salvação!

Lembra-se dessa frase do professor Dolabela?

Empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seus sonhos em realidade. Então eu te pergunto. Você tem sonhos? Você deseja uma nova realidade para a sua vida? Eu acredito que para essas duas questões a resposta tenha sido sim. 

Caso não seja, comente abaixo dizendo o porquê, eu gostaria muito de saber e interagir com você.

Acreditando que realmente tenha dito sim, volto a te perguntar:

O que você faz hoje lhe permite mudar a sua realidade e a realidade da sua família? Não sei qual a resposta que poderia dar nesse momento, mas eu acredito que você também cresceu sempre ouvido que o que realmente importa na vida é ter emprego. E se eu disser que as coisas não são bem assim?

Isso mesmo, não são! 

Somos gratos por termos descoberto, entendido e principalmente aceitado isso. Em outros momentos teremos oportunidades de falar mais a respeito. Mas, apenas para adiantar, quero dizer que emprego é apenas uma das alternativas para a mudança de vida do deficiente ou de qualquer outra pessoa.
O que importa de fato é o trabalho. Esse sim faz a diferença na nossa vida.

O problema é que a cultura do auto-emprego, ou do “trabalho alternativo” não é discutida e muito menos valorizada no Brasil. Desde cedo somos intensamente incentivados a estudar muito para sermos empregados de grandes empresas, que muitas vezes nada tem a ver com a gente. 

Para Pessoas com Deficiência, como nós, a realidade do emprego formal nos é apresentada como única alternativa. Basta ver a massificação de idéias e brigas em torno da Lei de Cotas, por exemplo.
Porém, muitos se esquecem de nos dizer ou incentivar, de maneira estruturada, que temos  outras alternativas para a inserção no Mercado de Trabalho.

E é sobre isso que vamos falar aqui no Blog Território Deficiente. Estamos vivendo um momento desafiador em nossa economia e política, onde milhões de pessoas estão na fila do desemprego. Nós deficientes há muito tempo sabemos o que é ficar sem trabalho e quais as conseqüências disso.

Porém, é libertador perceber que vivemos em uma nova era. A era da informação e da liberdade que nos permite enxergar e ir além. E eu te garanto, que para Ir Além é preciso apenas uma coisa, ter disposição. Por isso, te convoco a vir conosco nessa nova descoberta vivendo o lema do Prof. Muhammad Yunus:

Não vamos nos preocupar por que não temos emprego. Vamos criar nosso emprego, nosso trabalho!


Curta a nossa página no facebook para ficar sempre por dentro das novidades, assine o território deficiente em "ASSINE" e compartilhe essa postagem com os amigos (as). Até a próxima!

Esse artigo é de autoria da nossa amiga Cris Mendes e foi cedido gentilmente para o território deficiente, não copie ou publique esse texto sem a autorização da autora! Quer conhecer Cris Mendes e seus trabalhos? Vamos lá.
1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Muito importante esse texto, principalmente nos dias de hoje. Precisamos buscar alternativas de trabalho e renda, não fique dependente somente da lei de cotas!!!

    ResponderExcluir

Parceiros do Território