Crença limitante é algo em que você acredita e que acaba te limitando de alguma forma. É uma espécie de "desculpa" usada para não fazer o que realmente se gostaria de fazer.
☛ Por medo (Medo de não conseguir)
☛ Pelo nosso ambiente social (Podemos nos comparar negativamente com família, amigos, colegas...)
☛ Sociedade (Por estar fora dos padrões)
Grande parte do que se quer alcançar pode ser alcançado! Mas se você encontra uma justificativa, você não irá fazer. Assim, é importante perceber que muitas vezes essas crenças são coisas da nossa cabeça e não condizem com a realidade, não têm embasamento. Diferentemente dos fatos, que são reais e não há como mudar.
O segredo é saber diferenciar entre os dois! E, conseguindo diferenciar, mudando o pensamento, consegue-se reverter a situação. Questione-se:
✓ Essa crença realmente tem fundamento? Qual fato a comprova?
✓ Eu sempre pensei dessa forma? Se não, o que mudou?
✓ Existem evidências contrárias à minha crença?
✓ Como seria pensar exatamente o oposto?
✓ Essa crença está me ajudando a progredir nos meus objetivos?
✓ Como eu pensaria sobre se eu fosse outra pessoa (Steven Hawking, por exemplo rs...)
Eu sei que muitas dessas perguntas podem parecer estranhas, mas elas te ajudam a ampliar sua perspectiva sobre o assunto. Confie em mim! Ahhh, já estava esquecendo de mostrar uma frase que Nelson Mandela disse certa vez: "Sempre parece impossível. Até que seja feito.”
☛ Textos semelhantes a esse você encontra no Manual da Mulher com deficiência. Acesse aqui e garanta o seu exemplar agora mesmo com sete dias de garantia!!!
Esse artigo é de autoria da nossa amiga e colaboradora Patrícia Lorete, não copie ou publique esse texto sem a autorização da autora! Quer saber mais sobre ela?

Patricia Lorete
38 anos, Rio de Janeiro. Formada em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Mulher com deficiência. Tem AME (Atrofia Muscular Espinhal) tipo 2. Criadora da página no Facebook e Instagram Janela da Patty
0 Comentários