Conheça 6 Personagens da Turma da Mônica que Possuem Deficiência - Território Deficiente Conheça 6 Personagens da Turma da Mônica que Possuem Deficiência - Território Deficiente

+ Recente

Conheça 6 Personagens da Turma da Mônica que Possuem Deficiência

Conheça 6 Personagens da Turma da Mônica que Possuem Deficiência

Desde 1959, a Turma da Mônica diverte crianças e adultos brasileiros com os seus quadrinhos e personagens únicos.

Conheça 6 Personagens da Turma da Mônica que Possuem Deficiência


As histórias falam sobre as aventuras dos pequenos moradores do Bairro do Limoeiro e, ao longo dos anos, a história ganhou novas cores, enredos e integrantes. Além de divertir, os gibis também dão valiosas lições para contribuir com a educação do público infantil.

Por este motivo, também, a turma conta com um time de personagens com deficiências variadas, para trabalhar o entendimento das diferenças entre as crianças e a representatividade dos leitores com deficiência. Conheça os personagens!

André: o personagem possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem aproximadamente quatro anos, assim como o Dudu, mas existe a possibilidade de ser mais novo. De olhos pequenos e rosto arredondado, ele é muito quieto e tímido.

Como descrito na edição promocional, “Um Amiguinho Diferente”, André, por ter uma deficiência, têm algumas peculiaridades que o torna especial dos demais, que é enfasado como esses aspectos não o impede de viver uma vida tranquila e boa.

Luca: jogador de basquete, foi apelidado carinhosamente pelos amigos como “Da Roda”, por ser cadeirante, e com o passar do tempo, após se mudar para o Bairro do Limoeiro, ganhou a amizade de todos da Turminha.

Obteve também a simpatia dos leitores ao longo de suas aparições, por conta da sua personalidade amigável e divertida, ganhando reconhecimento também pela "pose de galã" que tem, na qual encanta todas as meninas do bairro, principalmente a Mônica, que se derrete por ele.

Humberto: tem sete anos e é surdo, além de ajudar Cebolinha com os seus planos infalíveis. Humberto foi o primeiro personagem com deficiência do Bairro do Limoeiro e por isso, responde aos amiguinhos apenas com “hum hum” nas histórias.

Seus amigos não entendem o que o Humberto está dizendo, mas se aparece uma legenda na qual está escrita a frase que o Humberto está querendo dizer, seus amigos entendem.

Dorinha: inspirada na militante pelos cegos, Dorina Nowill, ela se tornou uma grande amiga da turma e interage bastante com as meninas. Adora moda, e está sempre aderindo as tendências do momento. É uma das personagens mais bonitas, e oculta por trás de seus óculos escuros lindos olhos azuis. Possui um cão-guia da raça labrador chamado Radar, companheiro de todas as horas.

Hamyr: para poder se locomover, ele usa muletas. Gentil, inteligente, bacana, simpático e comunicativo, Hamyr tem noção dos obstáculos que passa pelo dia-a-dia, mas sabe como ultrapassá-los. Suas dificuldades quase não são percebidas, isto porque ele faz tudo com muita facilidade; mesmo assim, sua mãe, extremamente preocupada, tem grande receio dele fazer coisas simples, como jogar futebol com o Cebolinha e o Cascão, por exemplo.

Tati: inspirada na atriz Tathiana Piancastelli, ela possui Síndrome de Down e é muito inteligente em sua escola e possui um coelhinho igual o Sansão, chamado Teobaldo. Ela é tão habilidosa que desata os nós das orelhas de seu bichinho em pouco tempo.

Curta a nossa página no facebook para ficar sempre por dentro das novidades, assine o território deficiente em "ASSINE" e compartilhe essa postagem com os amigos (as). Até a próxima!

Esse artigo é de autoria da nossa amiga  Sarah Santos, não copie ou publique esse texto sem a autorização da autora! Quer saber mais sobre ela? Visite seu blog.
Espalhe essa postagem por ai. Tem uma sugestão de postagem? Envie pra gente aqui!!!
Compartilhe
Deixe aqui seu comentário

Nenhum comentário:

Parceiros do Território