✓ Eu não sou um anjo!
✓ Eu não sou uma eterna criança!
✓ Eu não sou especial!
✓ Eu não sou guerreira (o) e nem heroína (herói)!
✓ Eu não sou luz!
✓ Não sou especial!
✓ Não sou exemplo de superação!
✓ Não tenho uma força sobrenatural!
Não, não e não! Não sou nada disso e não quero ser!
Sou "igual" a você! Deixa eu logo explicar a minha aspas na palavra igual: primeiro, ninguém é igual a ninguém, cada um tem suas necessidades, suas características, enfim, cada ser humano é único. Segundo, para que haja inclusão, é preciso enxergar a deficiência. E terceiro, usei a palavra igual, para dizer que todos nós somos seres humanos.
Então, não vem com essa de querer “elevar” a deficiência, quando na verdade você morre de pena e não sabe o que fazer, o que falar, e fica usando essas frases ridículas achando que vai ajudar. Gente, essas frases não ajudam em nada!!!
Quer ajudar ou é apenas pena? Ninguém precisa que sintam pena, pois é um sentimento pequeno demais, ruim, ele não leva a nada. É tipo assim: “Ah, que peninha!”, e acaba por aí. A pessoa que sente pena, quase sempre não sabe ou quer ajudar.
Te faço um convite. Vamos além da pena? Vamos ser proativo? Nem sempre a pessoa com deficiência está precisando de ajuda, mas se você acha que precisa, pergunte o que ela quer, faça algo por ela. Vou citar alguns exemplos abaixo do que uma pessoa com deficiência pode precisar:
Se locomover, cortar ou abrir algo, ir ao banheiro, dar uma volta, pegar uma água, tirar um cabelo do rosto... Dei exemplos bem básicos mesmo, porque muitas vezes, é mesmo só uma coisa assim que a pessoa com deficiência precisa naquele momento. Ah, uma dica: sempre pergunte quando for ajudar e como você deve fazer.
A pessoa com deficiência não quer ficar em uma redoma e nem em um altar. Ter que ficar ali, quietinho, a vida toda, um santo, sem sexo, por exemplo. Poxa, que saco!!! É só uma deficiência e quer saber, eu não queria ter. Venha ficar no meu lugar e seja um exemplo de superação ou sei lá o quê!
Fica um dia em uma cadeira de rodas, amarra um braço, uma perninha pra ficar mais legal... Vamos ver se no final do dia, você vai querer ouvir que é um herói ou qualquer outra coisa. A pessoa com deficiência só busca a inclusão, oportunidades de trabalhar, dançar, sorrir, chorar, transar, viver, ir tomar uma cerveja com amigos e as pessoas não ficarem olhando como se isso fosse um absurdo. Parem!!! Somos seres humanos, queremos ter vida!!!
Heróis são aqueles dos filmes. Luz é para iluminar ambientes, que fica ali, parada. É intocável também e é usada apenas quando precisa. Especial são as pessoas que temos um amor incondicional. Anjo também é uma palavra intolerável e acho que não faz sexo, né?
Curta a nossa página no facebook para ficar sempre por dentro das novidades, assine o território deficiente em "ASSINE" e compartilhe essa postagem com os amigos (as). Até a próxima!
Essa postagem é exclusiva, não cometa crime de plágio!!! Cite a fonte e o link do blog pelo qual fez uso do artigo.
2 Comentários
Olá, prezadXs!
ResponderExcluirDesde já quero expressar minha felicidade em encontrar essa página.
Temática necessária!
Gratidão!
Comprei recentemente o ebook e já, já darei um retorno sobre ele.
Só uma observação: Estou sentindo falta da imagens Pcds negrXs.
Trazer informações de qualidade no universo das pessoas com deficiência é o nosso objetivo, é bom saber que estamos conseguindo. Fique a vontade para enviar sugestões de postagens, agradecemos muito a sua participação.
Excluir