Território Deficiente E-books

Capacitismo e Pessoas com Deficiência: O Papo hoje é esse!!!

| Compartilhar é incluir. COMPARTILHE!!!
Capacitismo e Pessoas com Deficiência: O Papo hoje é esse!!!


Você sabe o que é capacitismo e como ele funciona na nossa sociedade?

Se você possui algum tipo de deficiência, já deve ter passado por situações de capacitismo ao longo da vida. E se você chegou até aqui por não FAZER IDEIA do que se trata o capacitismo, não se preocupe, porque é sobre isso que vamos falar nesse post.

Capacitismo e Pessoas com Deficiência: O Papo hoje é esse!!!

O QUE É CAPACITISMO?

Capacitismo em sua definição é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência.  Ou aquele papo de que existem as “pessoas normais” e as “com algum tipo de deficiência”.  Se você  já fez ou faz esse tipo de “diferenciação” nunca é tarde para mudar de posicionamento, certo?



O capacitismo acontece muitas vezes de maneira silenciosa na nossa sociedade, por se tratar de um preconceito. Termos pejorativos e rótulos continuam sendo utilizados, mas de uma maneira “imperceptível”.

Visto que, se empregues de maneira explícita e ofensiva passam a ser considerados crimes de descriminação, de acordo com a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência que entrou em vigor em Agosto de 2008.

O “COITADO”

Existem diversas situações onde o capacitismos acontece de maneira silenciosa.
Quer um exemplo? Demonstrar piedade não é crime, mas lançar olhares piedosos ao encontrar algum PCD (Pessoa com Deficiência) na rua ou considerar que lugares como baladas, bares e outros ambientes de entretrenimento “não são o ambiente certo” para pessoa com deficiência é CAPACITISMO SIM!



Isso funciona como uma espécie de exclusão, onde  pessoas com deficiência só podem se envolver com pessoas com deficiência e frequentar lugares “apropriados” para esse público. Quando na verdade, são os locais que devem se adaptar a esse público e não as pessoas com deficiência que devem ficar presos dentro de casa.


Capacitismo e Pessoas com Deficiência: O Papo hoje é esse!!!

Para não perder nenhuma das nossas atualizações, postagens e dicas recomendamos que você:

Assine o blog gratuitamente;
Siga-nos no Instagram;
Curta-nos no Facebook;
Siga-nos no Pinterest;


REPENSE

Não se culpe caso você, pessoa não deficiente, nunca tenha parado para refletir sobre isso até o momento. A questão é que a nossa sociedade foi estruturada com o capacitismo (assim como todos os outros tipos de preconceitos) sendo visto de forma natural. E desconstruir isso leva tempo e requer muito diálogo e posicionamento.

E o nosso papel, aqui no Território Deficiente é justamente o de iniciar a reflexão e o debate através de posts como esse.  Mesmo porque, a conscientização só se faz por meio da educação. A nós pessoas com deficiência, cabe continuarmos ocupando nossos espaços de direito na sociedade.




Marielle Alf
Social mídia e redatora freelancer, especialista em copyrighting. Graduada em Propaganda e Marketing e Pessoa com Deficiência militante.

Essa postagem é exclusiva, não cometa crime de plágio!!! Cite a fonte e o link do blog pelo qual fez uso do artigo.

Postar um comentário

0 Comentários