Concurso Público para Pessoa com Deficiência: Como Funciona? - Território Deficiente Concurso Público para Pessoa com Deficiência: Como Funciona? - Território Deficiente

Concurso Público para Pessoa com Deficiência: Como Funciona?

Você já pensou, tentou ou quer prestar um concurso público mas não sabe como funciona? Na postagem de hoje iremos explicar as regras do concurso público para a pessoa com deficiência.

A imagem traz uma lupa, e no centro da lupa a logomarca do território deficiente, no lado direito da lupa a frase que pergunta: Concurso público para pcd como fazer?


Queremos lembrar que esse tema veio de uma leitora do território deficiente, se você também possui uma dúvida ou sugestão de postagem que agregue com a proposta do blog, envie para nós aqui. Para explicarmos como funciona as regras do concurso público para as PcD, primeiro queremos te mostrar sobre a lei e o seu direito:

A nossa Constituição Federal diz que “a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas com deficiência e definirá os critérios de sua admissão”. Nesse sentido, a Lei n. 8.112/90 trouxe as regras sobre os concursos federais:

“Às pessoas com deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência; para tais pessoas serão reservadas até 20% das vagas oferecidas no concurso.” 

Vimos acima que é reservado para outras pessoas 20% das vagas, e vamos juntos questionar, e para as PCDs qual é a porcentagem reservada? Ficam reservadas às pessoas com deficiência, no mínimo, cinco por cento das vagas oferecidas para o provimento de cargos efetivos e para a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, no âmbito da administração pública federal direta e indireta.

Vale ressaltar que essa regra se aplica apenas aos concursos federais, portanto, você precisa verificar a regra do Estado ou Município, que costumam seguir as regras federais, ou não. E agora, iremos saber como funciona as regras, como se preparar e outros requisitos:

👉  Quais deficiências têm esse direito?

✓  Deficiência física;
✓  Deficiência auditiva;
✓  Deficiência visual;
✓  Deficiência menta;
✓  Deficiências múltiplas.

👉  O que mais cai no concurso da prefeitura?

 ✓  Língua Portuguesa;
 ✓  Matemática;
 ✓  Direito Constitucional;
 ✓  Direito Administrativo;
 ✓  Informática e Tecnologia.

Essas são as que costumam aparecer com mais frequência, mas é claro que cada banca organizadora têm a sua política em relação às disciplinas e quanto valem na nota final.


É muito difícil passar em um concurso público?

Não existe uma fórmula única de como passar em concurso público. Então, mesmo que a prova seja daqui a um mês, comece hoje. Mesmo com um edital já publicado, se você tiver foco, é possível passar. É mais difícil, mas já aconteceu com outras pessoas e você pode ser o próximo.

Qual a chance de passar em um concurso público?

Apenas 8% dos candidatos se preparam de verdade para um concurso e para ter boas chances de ser aprovado em um concurso simples, com nível de exigência menor, você precisa de, pelo menos, quatro ou cinco meses de preparação.

👉  O que estudar para passar em concurso público?

✓  Entenda o edital. Se o edital já tiver sido divulgado, o mais importante é ler com muita atenção cada item dele;
✓  Organize seu tempo;
✓  Use técnicas para otimizar os estudos;
✓  Cuide da alimentação;
✓  Desenvolva a autoconfiança;
✓  Estude se divertindo;
✓  Estude praticando com questões.

👉  Como se preparar para um concurso em pouco tempo?

✓  Comece fazendo um roteiro de estudo;
✓  Preze pelas disciplinas mais importantes;
✓  Administre o tempo que tem da melhor maneira;
✓  Aposte em cursos online;
✓  Estude pelas provas das edições anteriores;
✓  Não se deixe consumir pelo nervosismo.

👉  O que estudar para concurso público prefeitura nível fundamental?

 ✓  Ciências;
 ✓  Geografia;
 ✓  História e Sociologia.

Além das matérias citadas, as provas de Nível Fundamental podem cobrar questões específicas ao cargo pretendido. Muitas vezes, as Prefeituras também avaliam conhecimentos de Legislação e Administração Pública.


Quais os benefícios de passar em concurso público?

A tão sonhada estabilidade é uma realidade para o servidor público. Um dos principais motivos que levam uma pessoa a prestar um concurso público é a estabilidade financeira. Após três anos de trabalho, um profissional concursado só pode ser demitido por causas graves.

Quanto tempo demora para sair o resultado de um concurso público?

Leva em média 60 dias, após divulgação do resultado oficial para o candidato ser chamado para homologação, realizar exames e apresentar a documentação exigida no edital. O tempo médio para a convocação varia de acordo com o órgão. A posse só é realizada quando o nome do candidato é publicado no Diário Oficial.

O que fazer depois de passar em um concurso público?

Após a nomeação ser publicada você tem 30 dias para tomar posse. Você terá que comparecer no local indicado, com toda documentação prevista no edital. Depois de empossado, terá outros 15 dias para começar a trabalhar. Se você não se apresentar nesse prazo, será exonerado.

Quem passou em concurso e não foi chamado?

Pelo menos dois meses antes da validade do concurso acabar, o candidato pode protocolar um documento no órgão para o qual prestou concurso pedindo a nomeação. O órgão tem no máximo 30 dias para deferir ou indeferir o pedido. 

E para finalizar, entenda a diferença entre duas palavras: Qual a diferença entre convocação e nomeação?

Quando um aprovado é nomeado para um cargo, ele é convocado a assumi-lo. A convocação é simplesmente o Estado chamando o indivíduo para que ele tome posse. Diante dessas perguntas e respostas relacionadas ao concurso, podemos perceber que independente da sua deficiência o que vai exigir de você é... ESTUDO!

E para temos certeza que ajudamos de alguma forma, diga nos comentários para qual área pretende concorrer e de qual cidade você é. Desejamos à todos, boa sorte!

👉  Quer receber assuntos como esse, direto na sua caixa de e-mail e ainda levar dois e-books grátis? Então assine o blog agora mesmo e siga-nos nas redes sociais, desde já agradecemos!!!


Espalhe essa postagem por ai. Tem uma sugestão de postagem? Envie pra gente aqui!!!
Compartilhe
Deixe aqui seu comentário!

2 comentários:

  1. Um post com muita riqueza de informação, compartilhem!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já me inscreve uma vez nesse concurso, e digo não é fácil...exige mesmo, muito estudo!

    ResponderExcluir

Parceiros do Território