Pessoas com Deficiência: O que é Cripface? - Território Deficiente Pessoas com Deficiência: O que é Cripface? - Território Deficiente

Pessoas com Deficiência: O que é Cripface?

Sabe quando assistimos uma série ou filme e nele tem uma personagem com deficiência? A primeira impressão que temos é: "QUE MARAVILHA, REPRESENTATIVIDADE!" Porém é preciso questionar se aquela atriz ou ator que interpreta, possui mesmo a deficiência na vida real!

Pessoas com Deficiência: O que é Cripface?

A imagem traz um fundo em madeira e no centro um grande ponto de interrogação com a logomarca do território deficiente

Muitas vezes não, e o nome dessa prática é conhecida por "CRIPFACE". O Cripface nega oportunidades para as próprias pessoas com deficiência contarem suas narrativas, além de transmitir um retrato estereotipado e superficial sobre essas pessoas. 

Exemplos de Cripface

Pessoas com Deficiência: O que é Cripface?
Ator: Michel Gomes

Assistiram ou já ouviram falar da 1ª série brasileira produzida pela Netflix, 3%? Essa série tem um caso de cripface na primeira temporada. O ator Michel Gomes, interpreta Fernando, um cadeirante ativista, o detalhe fica por conta de que o ator não é Pessoa com Deficiência. 



Pessoas com Deficiência: O que é Cripface?
Atores: Alinne Morais e Mateus Solano

Em 2010, a Rede Globo levou ao ar a história de amor entre a ex-modelo Luciana, interpretada pela atriz Alinne Morais, e Miguel, vivido por Mateus Solano. Na novela viver a vida, Luciana deixou a carreira de modelo após sofrer um acidente e ficar tetraplégica. A atriz não é deficiente caracterizando ai mais um caso de cripface.

Existem outros exemplos, mas colocamos esses dois para você entender melhor o que é cripface. Use nossa área de comentários abaixo para deixar sua opinião sobre esse tema, sua participação é muito importante para nós! 

Busque sempre dar audiência para filmes ou séries que contratem artistas cênicos com deficiência, para que assim a inclusão também ocorra em espaços midiáticos!


Para não perder nenhuma das nossas atualizações, postagens e dicas recomendamos que você:

Assine o blog gratuitamente;
Siga-nos no Instagram;
Curta-nos no Facebook;
Siga-nos no Pinterest

Fonte: @ivanbaronn  - adaptação: Território Deficiente

Espalhe essa postagem por ai!!! Quer saber sobre: Marketing digital, fale com a gente.
Compartilhe
Deixe aqui seu comentário!

Um comentário:

Parceiros do Território