Sabe quando assistimos uma série ou filme e nele tem uma personagem com deficiência? A primeira impressão que temos é: "QUE MARAVILHA, REPRESENTATIVIDADE!" Porém é preciso questionar se aquela atriz ou ator que interpreta, possui mesmo a deficiência na vida real!
Pessoas com Deficiência: O que é Cripface?
Muitas vezes não, e o nome dessa prática é conhecida por "CRIPFACE". O Cripface nega oportunidades para as próprias pessoas com deficiência contarem suas narrativas, além de transmitir um retrato estereotipado e superficial sobre essas pessoas.
Exemplos de Cripface
![]() |
Ator: Michel Gomes |
Assistiram ou já ouviram falar da 1ª série brasileira produzida pela Netflix, 3%? Essa série tem um caso de cripface na primeira temporada. O ator Michel Gomes, interpreta Fernando, um cadeirante ativista, o detalhe fica por conta de que o ator não é Pessoa com Deficiência.
![]() |
Atores: Alinne Morais e Mateus Solano |
Em 2010, a Rede Globo levou ao ar a história de amor entre a ex-modelo Luciana, interpretada pela atriz Alinne Morais, e Miguel, vivido por Mateus Solano. Na novela viver a vida, Luciana deixou a carreira de modelo após sofrer um acidente e ficar tetraplégica. A atriz não é deficiente caracterizando ai mais um caso de cripface.
Existem outros exemplos, mas colocamos esses dois para você entender melhor o que é cripface. Use nossa área de comentários abaixo para deixar sua opinião sobre esse tema, sua participação é muito importante para nós!
Busque sempre dar audiência para filmes ou séries que contratem artistas cênicos com deficiência, para que assim a inclusão também ocorra em espaços midiáticos!
Para não perder nenhuma das nossas atualizações, postagens e dicas recomendamos que você:
Fonte: @ivanbaronn - adaptação: Território Deficiente
3 Comentários
Essa nem a gente sabia.
ResponderExcluirDaqui a pouco vai ser proibido ser ator e atriz. No caso da Aline, ela interpretava uma personagem sem deficiência, que em determinado momento sofre um acidente que causa paralisia. Ela é uma atriz interpretando um personagem. Não consigo enxergar onde está o problema. A principal função do ator é interpretar personagens, que em muitos casos não têm nenhuma semelhança com seu caráter ou características. Se for seguir a lógica desse texto, tem que contratar bandidos para interpretar ladrões, pessoas de caráter duvidoso para interpretar vilões e por aí vai.
ResponderExcluirRespeitamos todas as opiniões, mas infelizmente você não entendeu a lógica do texto!!!
Excluir