Território Deficiente E-books

O que você sabe sobre Capacitismo?

| Compartilhar é incluir. COMPARTILHE!!!
O que sabemos e refletimos sobre capacitismo? Muito além da acessibilidade arquitetônica, quando discutimos sobre os direitos de pessoas com deficiência? Quais espaços as mesmas ocupam da sociedade? 

Conseguimos olhar para elas como pessoas autônomas e carregadas de subjetividade ou só as olhamos como pessoas incapazes e limitadas?

O que você sabe sobre Capacitismo?

O capacitismo é sustentado por uma corponormatividade compulsória, onde fixamos que só existem corpos aptos, capazes e sem deficiência, além de todo padrão estético e funcional que somos guiados. 

E os corpos que não se enquadram esse padrão? Onde ficam os corpos desviantes? No humor? Na caridade? Ou em uma total invisibilidade?



Seis Situações Capacitistas que você Precisa Conhecer!

1. Capacitismo

O capacitismo é a discriminação realizada à pessoas com deficiência, assumindo que a condição corporal destas é algo que, naturalmente, que as define como menos capazes. Traduzindo do inglês ableism, o termo capacitismo busca dar visibilidade tanto a opressão quanto a vida das pessoas com deficiência. 


Na base do capacitismo existe uma corponormatividade compulsória, onde o padrão são corpos hábeis, aptos ou sem deficiência.

2. Muito Além da Deficiência...

Pessoas com Deficiência muitas vezes são enxergadas apenas pela sua deficiência. Muitas vezes, é negligenciado seu gênero, classe, raça, orientação sexual e o território que essa pessoa está inserida, assim como, os impactos que esses outros marcadores causam.

3. Invisibilidade X Hipervisibilidade

Pessoas com Deficiência são invisibilizados enquanto sujeito, seja pela recusa de olhares em determinadas situações e a falta de representação em certos espaços. Mas quando se trata da deficiência recebem todos os olhares possíveis!


4. Falas Capacitistas

Utilizar pessoas com deficiência com conotação pejorativa. Utilizar termos como aleijado ou retardado, infantilizar as pessoas com deficiência, nomeá-los como especiais ou presentes de Deus. Usar expressões como "Dar uma de João sem braço" são falas capacitistas.

5. A Confusão entre Caridade e Direito...

Outra questão é o olhar paternalista que envolvem as políticas direcionadas as pessoas com deficiência. A inclusão é lida como um ato de estrema bondade e o direito como caridade.

6. Memes e Capacitismo

Transformar em piada, ridicularizar, tratar como exótico ou repugnante qualquer tipo de deficiência é capacitismo! Lembrando que não se combate uma opressão exercendo outra.


O que você sabe sobre Capacitismo?

Descoremos aqui no post sobre algumas situações capacitistas, mas queremos saber a sua opinião dentro dessa pergunta pertinente: O que você sabe sobre Capacistismo? Sua opinião é muito importante para nós, utilize nossa área de comentários logo abaixo e nos conte o que você sabe sobre esse assunto, estamos te esperando...

Agora que você já sabe um pouco mais sobre capacitismo, que tal compartilhar esse post para outras pessoas? Temos alguns botões sociais abaixo desse texto é só clicar neles e espalhar essa boa informação para o mundo todo, desde já agradecemos!!! 


ANTES DE IR... 

Aqui estão outros artigos que podem ser úteis:


  Quer receber assuntos como esse, direto na sua caixa de e-mail e ainda levar dois e-books grátis? Então assine o blog agora mesmo e siga-nos nas redes sociais, desde já agradecemos!!!

Assine o blog gratuitamente;
Siga-nos no Instagram;
Curta-nos no Facebook;
Siga-nos no Pinterest

Fonte: @muitoalemdaterapia - Psicóloga Késia Rodrigues CRP 04/57022

Postar um comentário

0 Comentários