Sendo pessoa com deficiência na sociedade, têm dias que estou um caco, outros dias me sinto fraco e dolorido, você também se sente assim as vezes?
Quando estou nesses dias, sou tomado de uma crise existencial terrível, e quando isso acontece passo horas falando sozinho, fazendo perguntas e questionamentos do tipo:
- Porque fiquei deficiente aos três meses de vida, mesmo tomando a vacina certinho?
- Somos em oito irmãos porque só eu sou deficiente?
- Que droga, é horrível ser pessoa com deficiência!
- Como seria a minha vida, se eu não fosse pessoa com deficiência?
- Será que é praga, um tipo de carma ou fizeram macumba pra mim?
Acreditem, eu passo horas viajando nesse prisma, e nessa viagem as vezes me pego pensando no tema dessa postagem e fico refletindo: Caraca! Com todas essas questões que tenho, por que boa parte da sociedade fica me colocando como exemplo de superação ou uma espécie de super herói?
Esse lance a meu ver é para quem se sente um coitadinho (a), comigo não rola. Não me identifico!
Exemplo de Superação e Super Herói: Não Sou Nada Disso!!!
Antes de continuar, deixa eu me apresentar: Sou Damião Marcos, nascido em 1974, pessoa com deficiência por sequela de poliomielite, síndrome pós-polio e deficiência visual monocular.
Sou psicólogo de formação, colaboro na divulgação do blog na internet, mas vou tentar com mais frequência criar e trazer para vocês alguns textos que julgar ser relevantes para o projeto.
Não me vejo como um exemplo de superação ou super herói, sou pessoa com deficiência!!! E se for visto e tratado dessa forma já me dou por satisfeito! Boa parte da sociedade nos veem como exemplo de superação ou um tipo de super herói (heroína) com as seguintes afirmações:
1. Nossa ele (ela) não tem as pernas e dirigi um veículo;
2. Ela (ele) é deficiente visual e mora só;
3. Você viu, essa pessoa com deficiência? Trabalha, estuda e namora;
4. Não tem os braços e faz tudo em casa;
5. Com todos esses problemas consegue viajar sozinho (a);
6. Não fala nem escuta, e se comunica que é uma beleza.
Poderia colocar dezenas de afirmações aqui, mas usei apenas seis para terem uma ideia. Tenho certeza que já pensou em outras indagações heroicas e de superação. Bom, poderá coloca-las em nossa área de comentários no final dessa postagem.
Porque somos vistos como exemplo de superação ou heróis?
Continuando... durante a minha jornada enquanto PCD na sociedade, tive a oportunidade de ver muitas coisas, como Pessoa com Deficiência:
✓ Sem os braços, tocando teclado com os pés e boca:
✓ Escrevendo e pintando quadros com a boca:
✓ Usando pista de skate e fazendo manobras com a cadeira de rodas:
✓ Dirigindo carro e até avião com os pés;
✓ Vivendo de forma autônoma sem enxergar;
✓ Se maquiando, fazendo comida e lavando louça com os pés.
Isso pra mim soa como normal de certa forma. Sabe aquele ditado que diz: Quem não tem cão, caça com gato? Pois bem, é assim que vejo na questão das Pessoas com Deficiência. Não é que ele (a) seja um super herói (heroína) ou um exemplo de superação, o que acontece na verdade é que a vida lhe deu um limão e ele (a) tenta fazer desse limão, uma limonada!
Vou explicar melhor, alguns anos atrás estava indo para o trabalho, entrei no ônibus com minhas muletas e com toda dificuldade que uma Pessoa com Deficiência têm em sua locomoção, e no transporte público em geral. Sentei em uma cadeira onde já tinha uma senhora sentada, começamos conversar e no meio do bate papo...
Ela perguntou : qual é o seu destino?
Respondi: estou indo para o trabalho!
Ela espantada com os olhos esbugalhados, disse: Nossa! você trabalha mesmo estando nessa situação?
Respondi: Claro! Preciso pagar minhas contas, comer, beber, vestir e viver a vida!
Ela prosseguiu: Achei que era aposentado ou recebe -se algum benefício do governo.
Entenderam a questão? Essa mulher deve achar até hoje que eu sou o Cara, só porque trabalhava, sendo Pessoa com Deficiência.
Precisa fazer algo, a deficiência não permite ou te limita, daí você faz o quê? Senta e chora? Não, você vai buscar formas e meios de fazer as suas coisas! A partir disso, entra as questões que já colocamos aqui na postagem: Você quer tocar teclado só que não tem as mãos, mas ainda têm os pés, a boca e o queixo. Pronto! Aí está uma possibilidade de seguir adiante.
Quando boa parte das pessoas ditas normais, se deparam com essas ações, nos comparam como heróis, heroínas e exemplos de superação... quando na verdade só estamos nos adaptando a nossa realidade de vida, que a deficiência nos impõe. Simples assim!
Para finalizar, o post de hoje é apenas um ponto de vista de como vejo e entendo o tema do assunto. Se você não se identifica, e até curti essa coisa de exemplo de superação, super-herói, super heroína respeito a sua opinião, até porque aqui a gente não acredita em verdade absoluta.
Temos uma área de comentário logo abaixo dessa postagem, eu costumo chamar essa área de espaço de interação. Gostaríamos muito de saber qual é a sua opinião sobre esse texto, bora lá? Estamos te esperando.
Um E-book Digital que eu li e você deveria ler também!
Lembra quando falei das minhas crises existenciais? Pois bem, tive a felicidade de conhecer e ler um e-book digital que tem me ajudado muito nessas questões. 4 Passos Para Se Reestruturar Internamente Rumo Aos Seus Objetivos.
Olha, é sério, não saia desse texto sem adquirir esse e book!!! Depois de ler o conteúdo desse e-book, tenho certeza que a sua vida vai mudar internamente e você vai voltar aqui para agradecer por essa recomendação valiosa.
Eu li mais três e-books especiais que complementam esse primeiro que recomendei, eles também tem somado muito em minha vida, enquanto pessoa com deficiência na sociedade, vou deixa-los logo abaixo para você conhecer:
1. 📚 Como Encontrar Um Amor Em Tempos De Individualismo - Saiba mais aqui!
2. 📚 A Meia-Idade no Século XXI - Saiba mais aqui!
3. 📚 Psicologia Trans pessoal - Saiba mais aqui!
Não Perca Nenhuma das Nossas Atualizações!
👉 Quer receber assuntos como esse, direto na sua caixa de e-mail e ainda levar dois e-books grátis? Então assine o blog agora mesmo e siga-nos nas redes sociais, desde já agradecemos!!!
Temos um Presente para Você!!!
Além do blog, temos um projeto chamado: Território Deficiente E-books. Esse projeto tem como proposta levar conteúdos exclusivos e de qualidade para as pessoas com e sem deficiência em formato de e-books digitais.
📚 O seu presente é o seguinte: Você faz a adesão de um e-book e leva o segundo e-book de graça! Isso não é incrível? Clique aqui e aproveite, essa promoção pode acabar a qualquer momento!
👉 OBSERVAÇÃO: Se tiver dúvidas ou quiser mais informações sobre essa postagem fale conosco aqui via Whatsapp. Até breve!
0 Comentários