Invisibilidade e Deficiência: Esse é o Assunto!!! - Território Deficiente Invisibilidade e Deficiência: Esse é o Assunto!!! - Território Deficiente

Invisibilidade e Deficiência: Esse é o Assunto!!!

Deficiência e Invisibilidade

A vida das pessoas com deficiência na sociedade nunca foi fácil, temos que lidar com desafios diários e questões diversas. Na postagem de hoje vamos focar em uma problemática existente porém pouco falada, estamos nos referindo ao tema: Invisibilidade e Deficiência! 


Não pense que estamos trazendo alguma informação da Marvel ou da DC sobre super heróis, heroínas e seus poderes incríveis, no universo dos quadrinhos, filmes e séries ser invisível até tem lá o seu glamour e vantagens, mas a realidade é que não ser visto, notado em decorrência da deficiência é um tipo de poder que ninguém gostaria de possuir.

    Invisibilidade e Deficiência: Esse é o Assunto!!!

    Não sei se vocês sabem dessa informação...mas, todo dia 21 de Setembro é comemorado o dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência, conhecido como Setembro Verde.

    👉 Por que então esse dia é pouco falado na mídia e na sociedade? Por que as Pessoas com Deficiência são tidas por muitas pessoas como seres invisíveis?

    A resposta é que boa parte da sociedade é preconceituosa e tem uma visão distorcida da realidade. Para essas pessoas as PCDs não paqueram, não namoram, não casam, não trabalham, ou não têm filhos. Eles (as) acreditam que os deficientes ficam em casa  o tempo todo sendo assistidos pelos seus familiares e vivem de assistencialismo!

    Temos um post aqui no blog em que abordamos a questão dos olhares que falam. Trazendo esse assunto para o contexto da invisibilidade boa parte da sociedade nos olham com:

    - Olhares de pena;
    - Olhares de espanto;
    - Olhares de desprezo;
    - Olhares de indiferença; 
    - Olhares de superioridade;
    - Olhares de invisibilidade.

    A nossa luta não é somente pela inclusão e acessibilidade, queremos também ser visto como:

    - Que mulher linda ou que homem lindo!
    - Caramba! Você é boa (bom) no que faz. ( sem colocar a deficiência da pessoa na frente da sua capacidade).
    - Que Pessoa incrível!!!
    - Somos pessoas e queremos ser vistos como pessoas!!! A deficiência deve ser uma característica secundária! 

    Quando conseguimos finalmente sermos vistos como pessoas, boa parte da sociedade acaba fixando que somos exemplo de superação e inspiração, NÃO SOMOS!!!

    Saindo da Invisibilidade!

    Boa parte da mídia e da sociedade insistem na proposta de invisibilidade a nós pessoas com deficiência e quando saímos desse grande obstáculo somos notados com:

    - Olhar de Incômodo;
    - Pena;
    - Espanto;
    - Surpresa;
    - Perplexidade. 

    Pode-se dizer que o nosso cotidiano é de uma opressão gigantesca, temos pouca representatividade na mídia. Nossos direitos a ocupação de lugares e na sociedade são castrados diariamente! Para que haja uma real mudança, devemos sempre estar atentos contra atos CAPACITISTAS, onde nos vejam como seres:

    - Bondosos (as);
    - Santos (as);
    - Defeituosos (as);
    - Um fardo, encosto;
    - Invisíveis.

    É importante reconhecermos nossas limitações enquanto pessoa com deficiência, mas também saber que temos capacidades e qualidades a serem exploradas e oportunizadas. Que possamos ter visibilidade pelo que somos, só assim conseguiremos diminuir a invisibilidade pelo que os outros acham que devemos ser!!!

    Fique com a Gente e não Perca Nossas Atualizações!

    Blog Território Deficiente
    Ainda está cedo, continue com a gente, vamos disponibilizar alguns textos que possa ser do seu interesse.


    👉  Quer receber assuntos como esse, direto na sua caixa de e-mail e ainda levar dois e-books grátis? Então assine o blog agora mesmo e siga-nos nas redes sociais, desde já agradecemos!!!

    Assine o blog gratuitamente;
    Siga-nos no Instagram;
    Curta-nos no Facebook;
    Siga-nos no Pinterest

    Fonte: Essa postagem é exclusiva, não cometa crime de plágio!!! Cite a fonte e o link do blog pelo qual fez uso do artigo.

    Temos botões de COMPARTILHAMENTOS logo abaixo. Clique neles e espalhe essa postagem para o mundo, lembre-se: COMPARTILHAR É INCLUIR!!!

    Espalhe essa postagem por ai. Tem uma sugestão de postagem? Envie pra gente aqui!!!
    Compartilhe
    Deixe aqui seu comentário

    Nenhum comentário:

    Parceiros do Território