Jogos Paralímpicos: Você Conhece a Origem desse Evento Esportivo? - Território Deficiente Jogos Paralímpicos: Você Conhece a Origem desse Evento Esportivo? - Território Deficiente

Jogos Paralímpicos: Você Conhece a Origem desse Evento Esportivo?

Origem dos Jogos Paralímpicos

Para quem não sabe a origem dos jogos paralímpicos, o texto abaixo extraído da revista Época, explica muito bem essa questão. O esporte adaptado para deficientes surgiu no começo do século XX, com atividades esportivas para jovens com deficiências auditivas. 

Jogos Paralímpicos: Você Conhece a Origem desse Evento Esportivo?

Mais tarde, em 1920, iniciaram-se atividades como natação e atletismo para deficientes visuais. Para pessoas com deficiência física, o esporte adaptado só começou a ser utilizado após a Segunda Guerra Mundial, para reabilitação e inserção social dos soldados que voltavam para casa mutilados.
    Inicialmente, a intenção era oferecer uma alternativa de tratamento aos indivíduos que sofreram traumas medulares durante o conflito. Entretanto, em 1944, por meio de um convite do Governo Britânico, o neurologista e neurocirurgião alemão Ludwig Guttmann, que escapara da perseguição aos judeus na Alemanha nazista, inaugurou um centro de traumas medulares dentro do Hospital de Stoke Mandeville. 

    É neste ponto da história que o desenvolvimento e fomento do esporte paraolímpico ganharia força. Em 1948, Guttmann decidiu organizar competições esportivas envolvendo veteranos da Segunda Guerra Mundial com ferimentos na medula espinhal em Stoke Mandeville, England. 

    Eram os primeiros jogos para atletas com deficiência física. No mesmo ano, no dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, os jogos de Mandeville Stoke foram lançados e a primeira competição para atletas em cadeira de rodas foi organizada. 

    Participaram 16 atletas veteranos de guerra, 14 homens e duas mulheres. Quatro anos depois, atletas dos Países Baixos juntaram-se aos jogos; e assim o evento internacional, hoje conhecido como Paralimpíada, nasceu.

    Jogos Paralímpicos: Você Conhece a Origem dessa Competição?

    Primeiros jogos começou no Hospital de Stoke Mandevillenum, Inglaterra, em 1948. Ludwig Guttmann dando instruções as primeiras mulheres esportistas com deficiência. Os jogos olímpicos especiais para atletas com deficiência foram organizados pela primeira vez em Roma em 1960, imediatamente após os Jogos Olímpicos. Eles são considerados os primeiros jogos Paraolímpicos. 

    Cerca de 400 atletas vindos de 23 países competiram em 8 esportes, 6 deles ainda inclusos no programa de competição Paralímpica (tênis de mesa, arco e flecha, basketball, natação, esgrima e atletismo). Desde então, os Jogos Paralímpicos são organizados a cada quatro anos, sempre no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Fruto do crescimento do esporte adaptado, em 1964, foi criada a Organização Internacional de Esportes para Deficientes (ISOD).

    Outros grupos com deficiência foram incluídos em Toronto, em 1976. No mesmo ano, os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno aconteceram na Suécia. Em 1988, os Jogos Paralímpicos de Verão em Seul marcaram uma mudança significativa, que permanece até hoje: os jogos Olímpicos e Paralímpicos foram realizados no mesmo local.

    Desde 1960, foram organizados 11 Jogos Paralímpicos de Verão e 7 Jogos Paralímpicos de Inverno. A 11ª Paralimpíada de Verão foi realizada com sucesso em Sydney, Austrália, e a 8ª Paralimpíada de Inverno foi realizada em março de 2002, na cidade de Lago Salt, EUA.


    Jogos Paralímpicos: Você Conhece a Origem dessa Competição?
    Basquete em cadeira de rodas (E.U.A.-1949)

    Os jogos Paralímpicos evoluíram e hoje, depois apenas dos Jogos Olímpicos, são o principal evento esportivo mundial. Até 2011, no Brasil, as competições eram chamadas oficialmente de “Paraolimpíada” ou “Jogos Paraolímpicos” e os participantes eram conhecidos como “atletas paraolímpicos”. 

    Naquele ano, no entanto, após os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, o CPI determinou que todos os comitês nacionais padronizassem o termo “Paralimpíada” e, por consequência, “Jogos Paralímpicos” e “atletas paralímpicos”. O comitê brasileiro acatou a determinação e mudou a terminologia.

    Ano, Edição, Cidade sede, e País dos Jogos Paralímpicos

    1960-  I Rome  Itália
    1964-  II  Tóquio Japão
    1968-  III  Tel Aviv Israel
    1972-  IV   Heidelberg Alemanha Ocidental
    1976-  V  Toronto Canadá
    1980-  VI  Arnhem Países Baixos
    1984-  VII Stoke Mandeville  Inglaterra
    Nova Iorque  Estados Unidos
    1988-  VIII Seoul Coréia do Sul
    1992-  IX  Barcelona Espanha
    1996-  X  Atlanta Estados Unidos
    2000-  XI  Sydney Austrália
    2004-  XII  Atenas Grécia
    2008-  XIII  Pequim China
    2012-  XIV  Londres Grã-Bretanha
    2016-  XV  Rio de Janeiro Brasil
    2020- XVI Tóquio (Japão)

    Fontes: Revista Época/ Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/)
    Imagens: Extraídas do Google Imagens

    Leia Também no Blog!


    Não Perca Nenhuma das Nossas Atualizações!

    👉  Quer receber assuntos como esse, direto na sua caixa de e-mail e ainda levar dois e-books grátis? Então assine o blog agora mesmo e siga-nos nas redes sociais, desde já agradecemos!!!

    Temos um Presente para Você!!!

    Além do blog, temos um projeto chamado: Território Deficiente E-books. Esse projeto tem como proposta levar conteúdos exclusivos e de qualidade para as pessoas com e sem deficiência em formato de e-books digitais. 

    📚 O seu presente é o seguinte: Você faz a adesão de um e-book e leva o segundo e-book de graça! Isso não é incrível? Clique aqui e aproveite, essa promoção pode acabar a qualquer momento!

    Espalhe essa postagem por ai. Tem uma sugestão de postagem? Envie pra gente aqui!!!
    Compartilhe
    Deixe aqui seu comentário

    Nenhum comentário:

    Comente! Sua participação é muito importante para o crescimento do blog!

    Parceiros do Território