Como Interagir com uma Pessoa que usa uma Cadeira de Rodas - Território Deficiente Como Interagir com uma Pessoa que usa uma Cadeira de Rodas - Território Deficiente

Como Interagir com uma Pessoa que usa uma Cadeira de Rodas

Como Interagir com um Cadeirante?

As pessoas usam cadeiras de rodas por diversos motivos. Cadeiras de rodas permitem liberdade de mobilidade, como um carro ou uma bicicleta. Se você estiver interagindo com um cadeirante pela primeira vez, pode ser difícil saber como agir. 

Você não quer ofender alguém acidentalmente, mas, ao mesmo tempo, quer ser útil e compreensivo. A coisa mais importante a lembrar é que as pessoas que usam cadeiras de rodas não são diferentes de você.

    COMO INTERAGIR COM UMA PESSOA QUE USA UMA CADEIRA DE RODAS

    SEJA RESPEITOSO (A)


    Como Interagir com um Cadeirante?

    1. Evite fazer suposições sobre as habilidades dos outros. Estar em uma cadeira de rodas não significa que a pessoa está paralisada ou incapaz de dar alguns passos. Algumas pessoas usam cadeiras de rodas apenas porque não podem ficar em pé por longos períodos ou têm problemas de restrição de locomoção. 

    Freqüentemente, pessoas com problemas cardíacos usam cadeiras de rodas para evitar esforço excessivo. Se você está curioso para saber por que uma pessoa está usando uma cadeira de rodas, é melhor perguntar do que presumir. 

    Considere adicionar um qualificador no início da pergunta, para que a pessoa possa recusar facilmente se se sentir desconfortável. Por exemplo, "Você se importa se eu perguntar por que você usa uma cadeira de rodas?"

    👉 Só pergunte a um usuário de cadeira de rodas por que ele usa uma cadeira de rodas depois de se familiarizar com ela. Esta pergunta não é apropriada para estranhos.

    Como Interagir com um Cadeirante?

    2. Fale diretamente com uma pessoa que usa uma cadeira de rodas. Se uma pessoa que usa uma cadeira de rodas estiver acompanhada por outra pessoa, envolva essa pessoa na conversa também, mas não no lugar da pessoa que usa a cadeira de rodas. Por exemplo, não dirija perguntas sobre a pessoa que usa a cadeira de rodas para o acompanhante.

    👉 Quando estiver em uma longa conversa com alguém em uma cadeira, sente-se. É muito cansativo - até doloroso - para uma pessoa em uma cadeira de rodas ter que olhar para você. 

    Como Interagir com um Cadeirante?

    3.Peça permissão antes de tocar na pessoa ou em sua cadeira de rodas. Dar tapinhas ou inclinar-se na cadeira pode ser interpretado como desrespeitoso. A pessoa pode estar usando uma cadeira de rodas por causa de um ferimento, então seu toque pode ser doloroso além de condescendente. Da mesma forma, não toque na pessoa de forma alguma.

    👉 Trate a cadeira de rodas como uma extensão do corpo de uma pessoa. Se você não colocasse a mão no ombro dessa pessoa, não coloque a mão na cadeira de rodas dela desnecessariamente. Sempre respeite o espaço pessoal do usuário de cadeira de rodas.

    SEJA ATENCIOSO (A)


    Como Interagir com um Cadeirante?

    1. Compreender a dificuldade de dirigir uma cadeira de rodas em público ao acompanhar uma pessoa cadeirante. Localize rampas de acessibilidade. Eles geralmente estão localizados nas laterais das portas ou próximos a banheiros, escadas e elevadores. 

    Ao embarcar em um caminho com vários obstáculos, pergunte: "Qual é a maneira mais fácil de fazer isso?" Ouça e siga as instruções com atenção.

    👉 Se você estiver hospedando um evento, certifique-se de que esteja acessível. Verifique o local para ver se há barreiras de entrada do prédio. Certifique-se de que os corredores e corredores sejam largos o suficiente para manobrar uma cadeira de rodas. 

    Os banheiros devem ser grandes o suficiente para virar a cadeira, e um corrimão é necessário. Se o evento for ao ar livre, o solo ou superfície deve permitir que uma cadeira de rodas se mova facilmente sobre ele. Cascalho, areia, superfícies macias ou muito irregulares podem representar um desafio.

    Como Interagir com um Cadeirante?

    2. Seja atencioso ao usar espaços públicos. Algumas áreas públicas são destinadas ao uso de cadeiras de rodas. Barracas específicas em banheiros, vagas de estacionamento e carteiras escolares são consideradas acessíveis para cadeiras de rodas. 

    Não use esses espaços a menos que esteja acompanhando uma pessoa que usa cadeira de rodas. Você tem a opção de usar todas as outras baias, vagas de estacionamento e mesas, mas as pessoas que usam cadeiras de rodas geralmente estão limitadas apenas às pessoas com acesso para cadeiras de rodas.

    👉 Ao fazer compras, esteja atento aos usuários de scooters / cadeiras de rodas e tente manter-se de um lado ou do outro do corredor. Compartilhe o corredor; ande como você dirige.

    👉 Ao estacionar, evite estacionar ao lado de uma van com placa de deficientes físicos que pareça estar longe de outros veículos. O ocupante da van com deficiência pode precisar do espaço vazio ao lado da van para abrir uma rampa quando o cadeirante retornar ao veículo. 

    Nem todas as vagas designadas para deficientes físicos têm espaço suficiente ao lado para acomodar a rampa, então às vezes é necessário que vans equipadas com rampa estacionem longe dos outros carros para obter o espaço necessário.


    Como Interagir com um Cadeirante?

    3. Ofereça, mas não presuma que uma pessoa que usa uma cadeira de rodas deseja ajuda. Se você encontrar uma situação em que um cadeirante possa precisar de sua ajuda, pergunte primeiro. Não se ofenda se uma pessoa recusar; eles são provavelmente muito independentes. 

    Por exemplo, se você vir uma pessoa em uma cadeira de rodas se aproximando de uma entrada, pode perguntar: "Gostaria que eu abrisse a porta para você?" Se vir uma pessoa usando uma cadeira de rodas lutando para subir uma ladeira íngreme, você pode perguntar "Gostaria que eu o ajudasse a subir a colina?"

    👉 Nunca mova a cadeira de rodas de uma pessoa sem permissão. Eles podem tê-lo posicionado para ser transferido de e para a cadeira com facilidade.

    SEJA EDUCADO (A)


    Como Interagir com um Cadeirante?

    1. Ao encontrar uma pessoa que usa uma cadeira de rodas pela primeira vez, aperte as mãos, como faria para cumprimentar qualquer outra pessoa. Um aperto de mão estabelecerá uma conexão física e diminuirá as barreiras psicológicas à conexão emocional. Mesmo nos casos em que a pessoa tem um membro protético, geralmente é aceitável apertar as mãos.

    👉 Se a pessoa não puder ou não quiser apertar sua mão, ela provavelmente recusará educadamente. Não se ofenda, a rejeição provavelmente é sobre preocupação em relação ao ato físico e não tem nada a ver com você.

    Como Interagir com um Cadeirante?

    2. Converse casualmente, como faria com qualquer outra pessoa. Não edite sua escolha de palavras para evitar referências a correr ou caminhar. As tentativas de evitar frases comuns como "atrasar-se" provavelmente apenas tornarão a conversa estranha. A maioria das pessoas em cadeiras de rodas não reconhece essas frases comuns como ofensivas.

    👉 Como em qualquer conversa, se a pessoa indicar que prefere que você evite determinadas frases, é educado atender ao pedido.


    Como Interagir com um Cadeirante?

    Evite fazer comentários ou piadas sobre a cadeira de rodas da pessoa. Pessoas em cadeiras de rodas costumam ser provocadoras. Por mais amáveis ​​que sejam, as piadas podem se tornar irritantes. Essas observações servem apenas para desviar a atenção da pessoa e redirecioná-la para a cadeira de rodas.

    👉 Se a pessoa fizer piadas sobre sua cadeira, pode ser apropriado juntar-se à brincadeira, mas nunca iniciá-la.

    FIQUE COM A GENTE E NÃO PERCA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

    Blog Território Deficiente
    Ainda está cedo, continue com a gente, vamos disponibilizar alguns textos que possa ser do seu interesse.


    👉  Quer receber assuntos como esse, direto na sua caixa de e-mail e ainda levar dois e-books grátis? Então assine o blog agora mesmo e siga-nos nas redes sociais, desde já agradecemos!!!


    Temos botões de COMPARTILHAMENTOS logo abaixo. Clique neles e espalhe essa postagem para o mundo, lembre-se: COMPARTILHAR É INCLUIR!!!

    Espalhe essa postagem por ai. Tem uma sugestão de postagem? Envie pra gente aqui!!!
    Compartilhe
    Deixe aqui seu comentário!

    2 comentários:

    1. Eu fico feliz quando encontro alguém que tem empatia com eu sou cadeirante e utilizo de uma Scooter Freedom para caminhar pela cidade e para ficar em casa eu tenho uma cadeira de roda comum.
      Eu percebo que existe muitas pessoas mal informado e não são conscientes com os deficientes, quando alguma pessoa tenta me intimidar eu sempre consigo um jeitinho de fazer ele entender que ele está pior do que eu.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito importante seu comentário, ficamos gratos, continue com a gente!

        Excluir

    Parceiros do Território