Gagueira é uma perturbação da fala, de origem psicomotora, que se caracteriza por repetição de sons e sílabas ou paradas involuntárias, ou seja, por interrupção da fala por inseguranças, excitações e bloqueios em todas as situações de comunicação, inclusive na leitura.
Gaguejar diante do chefe, ao apresentar uma desculpa pelo atraso é muito diferente de fazê-lo na rotina do dia-a-dia, ler um texto em voz alta ou pedir pão na padaria.
Gagueira - Causas
A gagueira é um distúrbio multifatorial. Pode ter origem genética, orgânica, psicológica e/ou social.
Gagueira - Sintomas
* Repetição ou prolongamento de sons e sílabas;
* Bloqueio de sons;
* Uso de interjeições para fazer a conexão entre as palavras;
* Simplificação de frases;
* Movimentos corporais para ajudar a liberar os sons ou silabas bloqueados.
Gagueira - Tratamento
Os tratamentos fonoaudiológicos procuram enfocar a aprendizagem motora de técnicas a serem usadas durante a fala; os tratamentos psicológicos tendem a enfocar os aspectos emocionais que interferem na fala da pessoa que gagueja.
Eles são considerados tratamentos complementares e sua eficácia depende da base teórica que os fundamenta, do profissional que os aplica e também da pessoa que gagueja.
Recomendações
* Não se acanhe nem deixe de expressar o que pensa ou o que sente se você gagueja;
* Procure valer-se dos artifícios que ajudam a diminuir os sintomas da gagueira.
* Use interjeições, substitua as palavras que de antemão sabe que tem dificuldade para pronunciar por outra equivalente, construa frases menos elaboradas;
* Leve a sério o tratamento. Não deixe de comparecer às sessões de fonoaudiologia nem às que visam ao atendimento psicológico.
Veja a entrevista de Drauzio Varela com a fonoaudióloga Drª Fernanda Papaterra Limongi*.
Drauzio – Sempre houve gagos na história da humanidade?
Fernanda Papaterra Limongi – Sempre. Segundo a Bíblia, Moisés era gago. Há um trecho em que ele diz – “Minha língua tarda”. Demóstenes, orador grego, mestre da eloqüência, punha pedrinhas na boca e discursava à beira-mar para superar o problema e fazer a voz sobressair apesar do barulho das ondas.
Apesar de casos de gagueira fazerem parte da história da humanidade, o problema varia em função da cultura do povo e da importância que dá à comunicação.
Numa comunidade de pigmeus, onde a comunicação oral é menos importante, praticamente não existe gagueira. No mundo ocidental, onde é muito valorizada, ela é mais prevalente.
Vale observar que a gagueira está ligada à auto-estima e à aceitação do grupo. Marilyn Monroe era gaga, mas não gaguejava quando estava representando. Era fluente nos momentos que assumia a personalidade que não era a dela.
Há pessoas que gaguejam lendo, há as que gaguejam só diante de estranhos e as que gaguejam diante de conhecidos. Quando fazia estágio nos Estados Unidos, conheci um gago que trabalhava como Papai Noel e era perfeitamente fluente quando vestia as roupas de trabalho.
Drauzio – Dizem que Nélson Gonçalves, um grande cantor brasileiro, era gago. Por que as pessoas não gaguejam quando cantam?
Fernanda Papaterra Limongi – Por alguns motivos. Primeiro, por causa do ritmo. Qualquer pessoa que acompanhe um ritmo, mesmo o gago mais gago, fala com fluência. Basta bater cadenciado numa mesa, seguir o compasso do metrônomo ou falar destacando as sílabas des-te mo-do as-sim.
Tem gente que “trata” (veja que está entre aspas) gagueira colocando um metrônomo ou pedindo para a pessoa falar num determinado ritmo. Nessas condições, ela não gagueja porque tal mecanismo funciona como distração e como marcador. Saindo dali, o problema reaparece.
Pesquisas norte-americanas mostraram que a gagueira desaparecia nos soldados que foram para a guerra do Vietnã, que funcionava como mecanismo de distração. Eles estavam muito mais preocupados com a sobrevivência do que com a comunicação oral.
*Fonoaudióloga, formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e com pós-graduação na University of North Dakota, EUA.
A estimativa aponta que 1% da população gagueja, pelo que no Brasil teríamos quase dois milhões de pessoas que têm este transtorno. Mas existem e existiram pessoas que conseguiram fazer deste defeito seu maior impulsor para se superar.
22 Gagos Famosos: Quem são eles? Confira!
1- Bruce Willis
Depois de que os pais de Bruce se separaram em 1972, seus problemas de fluidez da fala começaram a ser mais notórios principalmente na sala de aula. Seus colegas caçoavam dele com apelidos fazendo referência a seu transtorno.
Mas Willis descobriu que quando estava em cima de um palco representando em peças de teatro escolares, sua gagueira desaparecia. Desde então começou a atuar e se converteu no Presidente do Conselho Estudantil.
2- Samuel L. Jackson
Jackson sofria de gagueira e foi aconselhado por uma fonoaudióloga para um tratamento. Após a superação do problema iniciou a carreira de ator.
3- Winston Churchill
Uma de suas características era a gagueira. Ele mesmo se descrevia como uma pessoa com um impedimento na fala, mas trabalhou constantemente para superá-lo e transformou-se em um dos oradores mais importantes de todos os tempos, com discursos que serviram de inspiração aos britânicos em tempo de guerra.
4- Nicole Kidman
“Eu tive gagueira quando criança … Só me lembro de todo mundo sempre me dizendo:” Calma, pense no que você vai dizer”, e então eu cresci com isso. Não conseguia parar de gaguejar”, afirmou Kidman.
5- Murilo Benício
Murilo Benício fala com naturalidade sobre o problema que o acompanhou até os 21: a gagueira. O ator conta que no início da carreira fez todos os tipos de tratamento, até regressão, para curar sua gagueira (apesar de já ter feito um personagem gago). Ele também lembra a época em que viveu nos Estados Unidos, onde teve de aprender a se virar sozinho.
6- Nelson Gonçalves
Um dos maiores intérpretes da música brasileira de sempre tentou de tudo na sua juventude: foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor, tamanqueiro e lutador de boxe (foi campeão paulista na categoria peso-médio aos dezesseis anos), sempre acompanhado de seu apelido de “Metralha”, por causa da gagueira.
Decidiu então ser cantor e se converteu em um dos maiores sucessos da música brasileira, ganhou um prêmio Nipper da RCA, sendo somente Elvis Presley o outro agraciado. Durante sua carreira vendeu cerca de 78 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.
7- Atriz Julia Roberts
Julia Roberts admitiu o fato de que ela gaguejou muito quando era jovem, mas nunca entrou em detalhes. Hoje ela é uma grande atriz.
8- Anthony Quinn
9- Marcos Frota
O ator mineiro Marcos Frota conta que foi gago até os 25 anos. “Na adolescência tinha muitas inseguranças, principalmente por causa da minha baixa estatura. Eu também era muito ansioso e isso só piorava a gagueira”, explica ele.
Frota passou por um tratamento que durou cerca de 9 meses, com a fonoaudióloga Gloria Butmuller – especialista conhecida pelo trabalho com atores e jornalistas da TV Globo. “Foram essas sessões que me curaram. Antes era um martírio dar uma entrevista ou falar em público”.
10- Malvino Salvador
Sobre sua gagueira, o ator Malvino Salvador diz que agora ela só aparece quando ele fica nervoso. “Nunca me atrapalhou, eu tirava um sarro. Passou justamente na fase que comecei a ganhar autoconfiança. Hoje só gaguejo se fico muito nervoso.”
11- Isaac Newton
12- Anthony Hopkins
Era muito solitário. Não por decisão própria, simplesmente não sabia o que dizer às pessoas. Era tímido. Costumava balbuciar e babar quando tentava falar. Hopkins, ademais, tinha dislexia e era totalmente improdutivo na escola.
Quando tinha 15 anos, um professor sabendo do seu problema, convidou a participar do grupo de teatro da escola. Hoje é reconhecido mundialmente como um dos maiores atores da atualidade e por seu lendário papel do “Doutor Hannibal Lecter”, ganhou um Oscar em 1992.
13- Rowan Atkinson
O que pouca gente sabe é que o personagem Mr. Bean que Rowan Atkinson interpretava era mudo porque Atkinson era gago. Durante anos, se recusou a dar entrevistas por medo de que o mundo soubesse da verdade.
Ele também foi rejeitado por muitos programas de TV por causa de sua aparência. Entretanto através de sua excelente atuação, conseguiu se livrar de sua gagueira e dos preconceitos por sua aparência. Hoje, é um dos comediantes mais famosos do mundo.
14-Marilyn Monroe
A estrela de Hollywood desenvolveu seu estilo característico de falar nos filmes para combater a gagueira. Quem iria imaginar?
15- Emily Blunt
Apesar da gagueira, uma professora encorajou a atriz britânica a participar de uma peça aos 12 anos. A estrela disse que esse incentivo representou uma virada em sua vida.
16- Ed Sheeran
O astro pop revelou que o aspecto mais difícil de ter gagueira é saber o que dizer, mas não ser capaz de se comunicar fluentemente.
17-Kylie Minogue
A poderosa diva pop australiana revelou que cantar lhe ajudou a superar o problema.
18- Elvis Presley
O Rei do Rock começou a cantar como uma técnica da terapia da fala para controlar a gagueira.
19- Chris Martin
O vocalista do Coldplay também enfrentou a gagueira quando estava crescendo.
20- Hugh Grant
O ator britânico também sofreu de disfemia, o nome clínico para o distúrbio da linguagem que afeta o ritmo da fala.
21-Tiger Woods
O astro do golfe disse já ter sofrido bullying e sido intimidado por colegas por conta do problema.
22-David Brasil
“Não me incomoda em nada ser gago. É claro que já sofri bullying, mas sempre busco transformar o limão em uma limonada. Deus me fez um ser muito leve e divertido. Faço do bullying um deboche e deixo a pessoa sem graça (risos)”, conta David, que faz questão sempre de ser divertido em tudo.
Leia Também
Fontes: http://drauzio.mediaibox.com.br;
http://www.mdig.com.br;
Blog Deficiente Ciente;
Adaptações Território Deficiente
0 Comentários