Sempre falamos aqui no blog da importância de entendermos os termos e conceitos que se referem a nós, pessoas com deficiência. Afinal, informação é poder! Todos os termos dessa postagem já foram explicados aqui no território, mas de forma individual.
⠀
No entanto, decidimos colocar todos juntos em um único post para você ter esse conhecimento acessível sempre que quiser, e também poder compartilhar ou encaminhar os cinco termos de uma única vez.
Não Perca Nossas Atualizações!
Quer ser notificado e receber assuntos como esse direto na sua caixa de e-mail e redes sociais e ainda ajudar o BLOG A CRESCER? Então gaste um minuto do seu tempo e se inscreva em nossos canais a seguir... GRATIDÃO!
5 Termos que a Pessoa com Deficiência Precisa Saber o Significado!
1. Cripface
Cripface é o nome que damos para a ação de ter um ator (atriz) sem deficiência interpretando um personagem com deficiência.
Observação: Um exemplo é o filme "Amor sem medida" no qual o ator, Leando Hassum, que não tem deficiência, interpreta um homem com nanismo.
Sobre cripface leia também: Pessoas com Deficiência: O que é Cripface?
2. Pornô de Inspiração
Termo usado quando pessoas sem deficiência comparam suas vidas com quem tem deficiência e sentem, PRAZER, SATISFAÇÃO E ALÍVIO, com isso. Pois, a comparação as motiva a não reclamar, chorar ou desistir da vida.
Observação: Conceito criado pela, Stella Young, que usava cadeira de Rodas.
Sobre pornô de inspiração leia também: Pornô de Inspiração: Você Conhece esse Termo?
3. Corponormatividade
Corponormatividade é a idealização de corpos compreendidos como: normais,capazes e produtivos. Considerando, corpos que fogem desse padrão, como: immperfeitos, incapazes e improdutivos.
Observação: A corponormatividade é pouco receptiva à diversidade de corpos!
Sobre corponormatividade leia também: Corponormatividade e Deficiência: O que você precisa saber!
4. Capacitismo
É a discriminação que a pessoa com deficiência sofre por ter sua existencia relacionada à incapacidade e inferioridade. O capacitismo vem de uma construção social, de um modelo de corpo padrão, considerado melhor, produtivo e ideal.
Em uma sociedade capacitista quem não tem deficiência é visto como normal. E que tem como , anormal, doente e improdutivo.
Sobre capacitismo leia também: O que você sabe sobre Capacitismo?
5. Nada sobre nós sem nós
O lema significa que: Nenhum resultado (lei, programa, serviço, projeto, campanha, financiamento, estratégia, alteração jurídica, benefício,etc.) a respeito das pessoas com deficiência será gerado sem a plena participação das próprias pessoas com deficiência.
Observação: O lema foi elaborado pela Convenção da ONU sobre as Pessoas com Deficiência.
Fala pra gente nos comentários... Você sabia explicar esses cinco termos? Se não sabia os 5 quais você sabia?
☛ Observação importante: Milhares de pessoas, com e sem deficiência estão atrás dessa informação! Ajude essas pessoas, compartilhando esse texto nos botões sociais logo abaixo. COMPARTILHAR É INCLUIR!!!
Fonte: Janela da Patty - Adaptações Território Deficiente
0 Comentários