Você sabe o que é ou já ouviu falar em Centro - Dia? Não? Vem com a gente que no post de hoje explicaremos tudo!
Essa postagem surgiu como inspiração de uma seguidora @denizedu (Obrigada Denize), que após ver o post sobre a importância das políticas públicas para pessoas com deficiência que são cuidadas por pais idosos questionou se sabíamos sobre o Centro-Dia.
Como ainda não conhecia fomos para a pesquisa! E tamanha foi a surpresa ao descobrir que na minha cidade tem um Centro-dia!
O que é o Centro-Dia?
Vamos lá! O Centro-Dia trata-se de um programa de assistência social voltado para idosos e pessoas com deficiência, que precisam da ajuda de terceiros para realizarem suas atividades, e cujas famílias não têm condições de proporcionar o cuidado no dia a dia.
O programa tem por finalidade oferecer, através de uma equipe multidisciplinar de profissionais, o acolhimento, a proteção e a convivência desse público.
⠀
Nesse espaço é possível fazer atividades de acordo com o perfil de cada usuário, que vão desde oficinas artísticas a atendimento psicológico, podendo as atividades serem feitas tanto nas dependências do centro, como em lugares externos, a exemplo da própria casa/bairro do usuário, em um sistema integrado!
O funcionamento e atendimento do centro é dinâmico, justamente para oferecer a maior comodidade possível, funcionando durante 05 dias da semana, em 10 horas diárias, geralmente em 2 turnos (Manhã/Tarde) e aproximadamente 30 pessoas, com direito a almoço!
⠀
Também é possível que se frequente o centro todos os dias ou em dias alternados, bem como a participação nos dois turnos ou em apenas um.
⠀
Bacana, esse centro dia, né? Para finalizar quero te lembrar que o compartilhamento de informações é extremamente importante!
Por exemplo, nós que criamos esse post e somos antenados na luta anticapacitista, não sabíamos da existência do Centro-Dia, até ele ser mencionado pela seguidora. Então, não deixe de encaminhar este post através dos nossos botões de compartilhamentos, ok?
⠀
E ai, gostou de saber? Na sua cidade existe o Centro-Dia? Caso não saiba se existe, tente entrar em contato com o setor de assistência social da sua cidade para se informar! Conta pra gente nos comentários o que você achou desse post, até a próxima...
Leia Também
Fonte: Janela da Patty
Adaptações: Blog Território Deficiente
0 Comentários