É seu direito ganhar pelo SUS (Sistema Único de Saúde) órtese e/ou ou prótese. Inclusive órtese cara como a cadeira de rodas motorizada.
Antes de começar, assine o blog gratuitamente e não perca nossas atualizações!!! Clique aqui
Você vai precisar de um laudo, MAS... Se o laudo não contiver o Cid o encaminhamento não valerá. Por isso, não saia do consultório sem conferir se o médico colocou o código.
CID o que é?
O que é um CID? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a CID é a base para identificar tendências globais e estatísticas de saúde, e um padrão internacional para relatar doenças e condições de saúde. É um critério de classificação diagnóstica para todos os fins clínicos e de pesquisa.
O post menciona 4 lugares onde você pode levar o laudo. Mas, o cras pode te ajudar com informação, talvez com orientação, se você não souber para onde ir ao certo, mas ele não disponibiliza próteses e órteses.
⠀⠀
Eu tenho uma cadeira motorizada adquirida pelo SUS. Assim que começou o programa, em 2014, entrei na fila e com apenas seis meses consegui a minha cadeira. Sei que agora demora muito mais!
⠀
Você tem alguma órtese ou prótese vinda do SUS? Está esperando chegar? Que experiência você tem para contar sobre isso? Use nossa área de comentários!
Como Conseguir Próteses e Órteses pelo SUS?
1. Vá ao posto de saúde e peça um laudo médico especificando a necessidade do uso da órtese/prótese.
No laudo é NECESSÁRIO conter o CID (Código Internacional de Doença).
2. Com o laudo e documentos em mão, procure um desses 4 lugares:
✓ CRAS (Centro dde referência de assistência social) do seu município.
✓ CER (Centro especializado em reabilitação).
✓ Secretaria de Saúde do seu município.
✓ (Defensoria Pública da União).
ATENÇÃO
Esse mesmo pedido vale para pedido de cadeira de rodas motorizada e de banho.
Este post é muito importante! Encaminhe para seus amigos (as), compartilhe sem moderação em nossos botões sociais abaixo, acreditamos que esse post está te ajudando e em algum momento ele vai ajudar alguém, espalhe isso.
☛ Quer saber mais sobre inclusão e acessibilidade? Clique aqui
0 Comentários